Impacto Real

atráves de ações concretas

Projetos que unem pessoas, ideias e propósito.

Escola de Líderes

A Escola de Líderes da JCI surgiu em Rio do Sul e foi criada para resgatar a essência base da JCI Rio do Sul, que é a formação de lideranças.
Com isso, foram realizados estudos e criado um cronograma de capacitações com temas, níveis e módulos visando um ciclo de formação para novas lideranças.
Em síntese, é um Projeto que visa criar um modelo base de estrutura de capacitação na OL, no qual se trabalhem temas que visem desenvolver habilidades e competências básicas de liderança vinculadas sempre à aplicação prática que a entidade oportuniza a cada membro através das ações efetivadas, cumprindo assim com a missão pela qual a entidade foi criada.
Neste ano de 2023 entraremos no último nível de formação desse ciclo, através do Nível 4 – Impactar. Nesse nível serão trabalhados temas como: Work Life Balanced, Comunicação não-verbal, Métodos de planejamento, Coaching e Democracia participativa.

Oratória nas Escolas

O Projeto Oratória nas Escolas consiste em um concurso de Oratória que engloba todas as escolas Municipais, Regionais e Particulares de Rio do Sul e demais municípios que compõem a AMAVI. Ele envolve os estudantes do 8o e 9o ano do ensino fundamental que, juntamente com seus professores, realizam textos e apresentações de oratória referente ao tema que é escolhido anualmente pela JCI Brasil. O projeto é enriquecedor, pois ajuda os jovens a desenvolverem habilidades de falar em público, dissertar sobre diversos temas, aprimorar a escrita e proporcionar a reflexão e conscientização sobre o tema escolhido, com o apoio e acompanhamento da JCI de Rio do Sul.
No ano de 2022, a aluna Lara Luyze dos Santos Pacheco, do Centro Educacional Willy Schleumer, se classificou em todas as etapas do projeto, se tornando a Campeã Nacional do projeto Oratória nas Escolas 2022.

Crescimento Regional

O Crescimento Regional foi criado em 2021 para abrir novas JCIs em nossa região e assim aumentar a atividade formadora de lideranças, criar impacto positivo nas comunidades e unir forças para o movimento juniorístico. A JCI de Rio do Sul é a maior e mais longeva do país, dessa forma seus membros decidiram compartilhar todo o seu conhecimento e fazer com que muitos mais jovens tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento interpessoal. As novas JCIs do Alto Vale são Ituporanga e Ibirama, e em 2023 promete ter a 4a JCI do Alto Vale.

Projeto Social

O projeto social tem como objetivo envolver todos os membros, com a sociedade. O objetivo não é o lucro, e sim identificar na comunidade uma demanda em alguma área, ajudando a melhorar ou transformar a realidade das pessoas que não possuem uma boa qualidade de vida, ou seja, uma parte da população que se encontra em condições de vulnerabilidade social, econômica e/ou cultural.

Projeto Individual

O Projeto Individual possui como objetivo o desenvolvimento pessoal do membro, visando o seu crescimento enquanto indivíduo. Por anos foram realizadas edições do Pedal JCI, que buscava incentivar a prática de atividade física dos membros. Já no ano de 2022 foi realizado um Projeto Piloto com o nome: “Primeiro EU, depois o mundo!”, que consistiu numa imersão de um dia, cujo propósito foi de resgatar a conexão interior do membro.

Nossos concursos

Para que os membros possam acompanhar a evolução de suas habilidades, todos os anos acontecem os concursos de oratória, debate e credo júnior. Durante as apresentações, a banca de jurados atribui notas aos critérios de avaliação antes divulgados no regulamento. Os vencedores são declarados conforme a conferência e somatório das notas e as fichas de avaliação são disponibilizadas para que cada candidato possa identificar suas falhas e aprimorar seu conhecimento.

Construindo juntos um legado de liderança e cidadania.

Eventos Oficiais

Todos os anos a JCI executa diversos eventos oficiais em múltiplos níveis de sua comunidade. Esses eventos têm como objetivo promover o internacionalismo entre as organizações locais. Faz com que membros expandam sua rede de networking, troquem experiências, capacitem-se com palestrantes renomados e fortaleçam a entidade como um todo, formando líderes inovadores e promotores da almejada paz mundial duradoura.